Heeey! Hoje tem mais um conteúdo pro cozinheiro que nos lê do outro lado da tela -siiim! Hoje falaremos de alguns dos tipos de corte para legumes e vegetais (e, claro, indicaremos um produto incrível pra incrementar teus acessórios de cozinha 🙃).
Sabe aquela receita que diz “corte as cenouras à julienne” e você não tem ideia de quem é a Julienne? Relaxa! Vamos trazer os significados dos tipos mais comuns de corte pra você arrasar nas próximas receitas 😎
Vamos conhecer a Julienne então!
É um dos cortes mais versáteis… são finos bastões que podem ser refogados, fritos, no vapor ou até crus.
Chiffonade - a boa e velha couve cortada em tirinhas 😋
Normalmente utilizada para folhas e alguns tipos de ervas, como o manjericão e a hortelã, o corte tipo Chiffonade se inicia no empilhamento das folhas (que devem ser bem lavadas e secas 🥬). Enrole as folhas, bem apertadas, e utilize uma faca bem afiada para cortar tiras de cerca de 0,5 cm.
Brunoise – os tradicionais cubinhos
Esse corte é ideal para os legumes que você deseja utilizar como recheio, ou saltear na manteiga, pois como são pequenos irão cozinhar rapidamente. As cebolas normalmente são cortadas à Brunoise.
Corte palito ou batton
Sabe o formato da batata frita? Ela é cortada em formato batton, que são bastões grandes de 1,5 de espessura e cerca de 7cm de comprimento.
Bâtonnet
É uma variação do batton (explicado acima), mas de espessura mais fina, normalmente utilizada para sopas ou guarnições de carnes.
Mirepoix
Cubos um pouco maiores para utilizar no preparo de carnes e complementos de molhos.
E para que esses cortes sejam possíveis, são necessárias uma faca bem afiada e uma tábua firme e bem higienizada. E, falando em tábua, você sabia que as tábuas de acrílico são mais indicadas para a manipulação de alimentos? Elas são fáceis de higienizar e não possuem ranhuras, evitando assim o acúmulo de sujeira e criação de bactérias e fungos. Veja aqui as opções do nosso site!