Não é de hoje que nos comunicamos com expressões faciais. Nossos lábios não precisam falar para expressar o que estamos sentindo… basta um desdenho, um sorriso, uma “cara amarrada” para transparecer o que estamos pensando em determinada situação. E se você trabalha com atendimento a público, vai nos entender: ficou ainda mais difícil se comunicar de forma clara né?
Seja pela voz que fica presa por trás do tecido, pelo sorriso que não aparece para mostrar ao cliente que estamos felizes com a sua visita, pela nossa compreensão em entender se o cliente está gostando ou não - o fato é: ficou desafiador desempenhar um bom atendimento ao público.
E como ainda vamos longe com o uso das máscaras - que nos trouxe muita segurança, aliás - que tal explorarmos algumas ideias de como melhorar essa comunicação?
> Fale em alto e bom tom!
Mais do que nunca ter uma fala leve, pausada e clara se tornou essencial. Afinal, se você falar rápido e em tom baixo, seu cliente certamente não irá te entender, e pode, inclusive, desistir do atendimento por não querer ser indelicado e pedir para repetir. Por isso, lembre-se: fale com calma e eleve um pouco o tom de voz (para compensar a barreira). E, por nada no mundo, tire sua máscara! Além de não ser seguro pra você, pode deixar o seu cliente inseguro quanto ao seu atendimento.
> Crie conexão com o olhar!
Uma boa conversa se faz através do olho no olho. Não devemos conversar olhando para o chão, para o teto ou para o nada, e sim criar conexão com quem estamos conversando. Com o uso da máscara, isso se tornou ainda mais importante, para quebrar a barreira emocional e a antipatia (já imaginou alguém conversando com você de máscara, olhando para o lado? Fica ainda mais difícil compreender né?)
> Gesticule!
Sim, usar as mãos ajudam no entendimento do que você está querendo falar, pois aumenta a percepção a partir da utilização de mais um sentido - a nossa visão!
> Sorria com os olhos! 😄
É tão bom quando chegamos em uma loja e somos recebidos com um sorriso né? Com o uso da máscara, essa empatia infelizmente não é mais possível, e por isso devemos sorrir com os olhos, ou seja, expressar com intensidade nosso sorriso, para que os olhos façam essa comunicação.
Não deixe que o uso da máscara mude a qualidade do seu atendimento! Sucesso!